sexta-feira, 28 de outubro de 2022

investigações erótico-políticas

1. necro- vem de "nékros" (grego), "morto";
2. tanato- tem origem incerta, talvez do aoristo sânscrito "á-dhvani-t", "ocultou-se, desapareceu", particípio "dhavan-ta", "obscuro". Seu uso no sentido de "morrer" resulta de um eufemismo;
3. necro- não tem registro de origem mitológica, até onde eu alcancei
----- "nek-ios" (indo-europeu): cadavérico;
4. Tânatos é irmão de Hipnos, os dois são filhos de Érebo [Trevas Infernais, deriva também "crepúsculo"] com a Noite, Érebo e Noite são irmãos que nascem do Caos, que é o Vazio aberto, anterior à criação, onde surgem Gaia e Eros.
5. "Erotismo é a afirmação da vida até na morte": na morte Tânatos, onde ela se funde com Eros, porque Amor é risco e abdicação [de uma parte] do Eu [às vezes do Eu por completo - ver "Império dos sentidos". Mas aquilo não é Amor, talvez seja amor, mas é um exagero caricatural]. (?) Essa afirmação de Eros em Tânatos não é a afirmação pela proliferação do Necro, o cadáver, o morto, onde não há mais vida (É mais o gesto de abdicar do Eu do que de exterminar o Outro?).

ReferênciaDicionário Etimológico da Mitologia Grega

[de repente, abnegação e sacrifício se tornam traços femininos]
[o Eu é masculino, o Outro é feminino - no senso comum, o mesmo que acha que o capitalismo é natural e imutável]
[a renúncia ao gozo é a raiz do mal-estar na cultura, segundo Pávon-Cuéllar]

Aí ero-tanato-política é uma coisa, e necropolítica é outra.
A necropolítica necrosa uma parte da sociedade - no engano coletivamente autodestrutivo de que o Eu consegue existir sem o Outro.

- Qual é a relação que há entre Eros e Tânatos? São duas pulsões.
- Penso muito na eropolítica contra a necropolítica.
- Há quem fale em politizar a pulsão de morte.

"se antes o sadismo era visto como primário e o masoquismo como a introjeção desse sadismo, agora o masoquismo (pulsão de morte que foi retida no Eu) seria primário e o sadismo serve para proteger a integridade desse Eu ainda precário, expulsando uma determinada cota de pulsão de morte para fora."

[o masoquismo é a cota de pulsão de morte que nos cabe?]

"Um detalhe curioso é que Freud percebe a complexa interação entre os dois grupos de pulsões e que, em dadas condições, 'talvez nos seja permitido declarar […] como sendo igualmente narcísicas as células das neoplasias malignas que destroem o organismo'. (Freud, 1920/2020, p. 169). Ou seja, nem sempre a captura das cotas de pulsão de morte pela libido garante que ela se tornará inócua, é possível que determinadas formações narcísicas sejam de fato mortíferas."

[mortíferas como um câncer - o inferno do igual que se repete indiscriminadamente e não sabe dar o salto em direção ao Outro]

"as restrições e sacrifícios impostos aos indivíduos não se distribuem de forma homogênea na sociedade, resultando disso que alguns sacrificam pouco de sua satisfação pulsional enquanto outros sacrificam demasiado."

[a que mais sacrifica (é sacrificada) é a mulher negra gorda pobre lésbica]

[a recusa da vida como sacrifício é uma face do erotismo. o catolicismo é totalmente desprovido de erotismo nesse sentido.]

"[...] 'narcisismo das pequenas diferenças'[:] Através desse mecanismo, 'é possível ligar um grande número de pessoas pelo 'amor' [aspas minhas], desde que restem outras para que se exteriorize a agressividade'". (Freud, 1930/2020, p. 366).

[a dificuldade do Amor absoluto, que é diferente do amor incondicional]

"O realismo capitalista pode ser definido como 'o sentimento disseminado de que o capitalismo é o único sistema político e econômico viável, sendo impossível imaginar uma alternativa a ele'. (Fisher, 2009/2020, p. 10). Ou ainda: 'Trata-se mais de uma atmosfera penetrante, que condiciona não apenas a produção da cultura, mas também a regulação do trabalho e da educação – agindo como uma espécie de barreira invisível, limitando o pensamento e a ação'". (Fisher, 2009/2020, p. 33).

["blablabla sempre foi assim, não tem como mudar, é como o mundo é blablabla"]

"'Precisa-se ter em mente que o capitalismo é tanto uma estrutura impessoal hiper abstrata quanto algo que não poderia existir sem a nossa colaboração'". (Fisher, 2009/2020, p. 28).

[dialética essência-aparência]

"O combate a essas condições é dificultado por várias estratégias do realismo capitalista: uma descentralização que pode ser sentida (e foi assim descrita por alguns) como declínio da função paterna ou perda da crença no Outro, uma hiper-responsabilização dos indivíduos por seu sofrimento e uma desmontagem das organizações coletivas (como sindicatos, por exemplo)."

"Uma das melhores formas de se fazer isso [isso = fazer frente ao realismo capitalista] seria exatamente tomar o campo da saúde mental como paradigmático da operação do realismo capitalista."

[daí a depressão/ansiedade/burnout/TDAH etc etc]

"Diante disso, 'não há mais inimigo externo identificável' (Fisher, 2009/2020, p.64), nenhum alvo suficiente para a agressão, ninguém que responda a ela e, portanto, ela nada produz de mudança [quebrar janelas, espelhos, copos, roer unhas, nada disso funciona]. O efeito é apenas o desgaste do trabalhador-consumidor e a manutenção do funcionamento do sistema. Outro efeito é obtido ao impossibilitar a empatia entre o sujeito que procura o call center e o que trabalha nele. É por essa razão que, para Fisher, 'nosso desafio agora é reinventar a solidariedade'". (Fisher, 2009/2020, p.150)."

""O conceito de lugar social deveria produzir uma metapsicologia ampliada, em que se inclui essa incidência de fatores sociais (por exemplo, raça, classe, gênero) como um dos vetores que produz determinada conformação psíquica. Isso abre caminho para pensar que o trabalho do analista visa também a alteração nas condições materiais da vida de seus pacientes. Não que ele tome essa tarefa para si diretamente, mas atua para equipar o paciente para produzir esse tipo de alteração. (Por exemplo, enfraquecendo inibições ou idealizações das figuras de autoridade e, portanto, liberando o caminho para a expressão de seus anseios libidinais e agressivos). (Bernfeld, 1929)."

[basta de monstros sagrados e deuses-pais-todo-poderosos. a ação política é terapêutica - da micro à macropolítica]




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