domingo, 8 de março de 2020

Tenham CORAGEM!

Hoje, dia 08 de março, é definitivamente um dia como outro qualquer.
Ele não tem nenhuma conotação mística, nem é dia de fingir que as mulheres não são achincalhadas pelo nosso tempo histórico e dizer a elas o quanto elas são fortes e especiais.

Nós não somos fortes.
Nós não somos especiais.

Nós somos tão somente seres humanos

Que, devido a uma série de fatores históricos, somos achincalhadas TODOS OS DIAS, das formas mais diretas às mais sutis, todas elas de uma perversidade imensa.

Mas hoje é um dia que, midiaticamente, ganhou essa conotação política/de celebração, dependendo da consciência de quem faz uso dessa inscrição social.

Aí me bateu aqui na minha sensibilidade a vontade de desnudar mais um pouco o meu coração, versando sobre um tema que me dói e comove de formas que eu jamais serei capaz de colocar totalmente em palavras.

Primeiro, quero resgatar uma postagem anterior:

~~

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Plato revisited

Conta o mito da caverna de Platão que o sujeito que sai da caverna e denuncia a falsidade das sombras enquanto realidade absoluta - ele, esse sujeito, escolhe voltar. Em vez de desfrutar das delícias de viver em liberdade, ele escolhe voltar para libertar seus pares. E como é recebido em seu regresso?
Existem os que topam o desafio de quebrar suas próprias correntes em busca da liberdade - mas esses são a minoria. A maioria o acusa de TUDO: charlatão, místico, imaturo, irresponsável, feminista, comunista... mas, principalmente: louco, lunático, insano.
Quanto tempo esse sujeito vai dedicar à conquista daqueles que condenam o motor mesmo de sua possibilidade de ver além: a loucura?
Haverá tempo para desfrutar da dolorosa delícia de viver a partir de meios próprios - ou seja, a liberdade?
A grande chave da questão: depois de ver o mundo fora da caverna, não há mais como acreditar que as sombras são o real.

~~

Se vocês quiserem buscar o texto platônico, é só ir no livro VII d'A República. Lá vocês encontram o Sócrates contando a respeito da alegoria da caverna.

Essa historieta exemplar é um bocado interessante, mas não deve ser aplicada sem uma apropriada reflexão sobre sua inserção histórica.

O caso é que o "ver além" representa um conflito imenso para quem se coloca à disposição de praticá-lo. Nesse "dia internacional das mulheres", eu desejo que possamos ver além, mesmo sabendo que isso não é tão doce quanto as rosas e os chocolates que no dia de hoje nos são oferecidos. Eu desejo que o conhecimento não seja usado por ninguém, incluindo nós mesmas, como forma de violentar e manipular o outro. Já utilizaram o mito da caverna para me domesticar, para me apontar uma saída falsa, uma ruptura "menos dolorosa" dessas correntes que nos aprisionam.

LIBERTAR-SE DA ESCRAVIDÃO MENTAL NÃO É UM PROCESSO INDOLOR.

Mas eu estarei aqui, com o meu coração e os meus braços abertos, para acolher todos aqueles que escolherem se libertar - porque me acolheram, e eu sei como que isso é o que faz toda a diferença. A revolução será dos afetos, ou não será, volto a dizer.

Tenham coragem. Eu estou aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:)