sábado, 29 de fevereiro de 2020

Anotações

Sobre os episódios #183 e #184 do podcast Naruhodo, a respeito da integração das três áreas do conhecimento (humanas, exatas e biológicas)

#183

- A educação tal como a conhecemos hoje, aberta ao público amplo, deriva da organização social tal como foi necessária para que a Revolução Industrial acontecesse. Antes, a formação era restrita a uma elite: agora, todo mundo precisava de um mínimo de conhecimento técnico para se integrar a algum ofício e manter a máquina social funcionando. Nenhum desses dois modelos escolares se dedicou, no entanto, a fazer com que todos os seres humanos pudessem desenvolver suas faculdades intelectuais e emocionais sem que esse processo implicasse na manutenção das disparidades sociais.

- A distinção entre as três referidas áreas do conhecimento (humanas, exatas e biológicas) responde à mesma origem da educação para suprir a demanda humana das profissões nascidas devido à organização social em CIDADES. Essa especialização foi se acentuando cada vez mais.

- Asimov (Fundação) + Nietzsche (Assim falou Zaratustra)

- Inteligência artificial não é um nome apropriado, porque não há inteligência outra que não seja a humana: o que existe é a "aprendizagem de máquina".

- Para uma educação integrada, deveríamos ser capazes de resolver uma integral com a mesma qualidade com que lemos um texto do Adorno (EXCELENTE EXEMPLIFICAÇÃO amei)

#184

- O método científico é capaz de detectar alguns aspectos da realidade, mas não as suas regras gerais.
- O objetivo da psicanálise é compreender o sujeito da experiência, individual.
- Há uma crise no mundo do trabalho porque a ideia das "profissões" está passando por uma reformulação.
- Aparentemente precisamos pensar um novo modelo de educação que dê conta dessa mudança no mundo do trabalho e, de acordo com o autor do podcast, a formação para o pensamento científico é a grande pedagogia da vez.
- Os professores JÁ SÃO mediadores do conhecimento, não transmissores verticais.
- A autonomia dos indivíduos está ganhando projeção devido ao advento da internet e suas múltiplas possibilidades de expressar o individual. A nova pedagogia também precisa fornecer ao indivíduo a habilidade descritiva: principalmente, a de descrever a si mesmo com qualidade.
- "As ciências humanas não são necessárias em uma sociedade mediada unicamente pelo trabalho enquanto técnica."
- A divisão entre as áreas do conhecimento é própria de um estado absolutista que garanta a separação das classes sociais. Para um estado democrático, é necessária a diluição dessas três áreas em uma FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DA AUTONOMIA.
- "A violência é o último refúgio do incompetente". (ASIMOV) Quando você não consegue argumentar, fica claro que você está defendendo uma estrutura de poder, em vez de realmente estar buscando compreender a realidade objetiva das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:)