domingo, 30 de novembro de 2008

Nostalgia;

O passado e o futuro, duas névoas de cores e perfumes distintos, inebriantes... Confundem os sentidos, e misturam-se como dois amantes, pairando levemente sobre a nossa mente. Tudo o que não podemos alcançar; nem passado, nem futuro. Respiramo-los, e apenas; eles nos escapam do toque concreto. Incitam nossos delírios, mas são cruelmente irreais.

Lembranças e planos. Despertam e entorpecem corpo e alma; envenenam a razão, e a emoção fica livre em seus devaneios, completamente aberta aos golpes da melancolia – nostálgicos sentires. É possível, e tão fácil, ter saudades das lindas lembranças... E o futuro, também não nos provoca saudade?

Sonha-se tanto com determinado objetivo, alguns planos nos são tão antigos que já se entranharam em nossa alma; são partes de nós. Por mais que nunca se houvessem concretizado, viraram lembrança tão tangível que é quase impossível negar que haja uma “nostalgia pelo futuro”. Desejo irremediável, do qual jamais desistiremos. É essa a névoa composta pelas cores e sabores que se confundem. No fim, tudo é um sonho único. Sonhar é o que desfaz todas as vãs tentativas de classificar a passagem do tempo. Sonhar é a única explicação para as asas que criamos, que nos levam além de qualquer racionalidade ligada à matéria.


E depois dos magníficos vôos, pousamos e repousamos. Então vem aquela sensação que dói no peito, que grita na alma, que comprime a mente e enregela as asas. Aquela sensação de impotência perante a névoa que se forma sobre a mente, e que se expande para todo o arredor. É a vontade de conter nas mãos do presente algo fantasmagórico, irreal, que pertence a outra dimensão, a outro padrão de existência. Nostalgia. Saudade dolorida. Nada mais deliciosamente cruel, nada mais contraditoriamente reconfortante.


4 comentários:

  1. como amo seus textos, subrinha. pura verdade :3
    pareces escrever daquela forma quase sobrenatural, sabe, aonde as palavras nem são 'sentidas' pelas mãos, e tal.
    e tem tantos, como esses, que não são frutos daquelas impiedosas inspirações dos nossos romantismos, sabe, UAAHUHA.
    amo esses (>
    são a marca de quem de fato consegue atrelar as palavras à mente.
    enfim, não me canso de ler seus textos \O\~

    *: amo-te.

    ResponderExcluir
  2. Nostalgia sobre o futuro é o máximo! Sinto muito tbm...
    Marivilhoso texto, num precisa nem elogiar.
    parabéns

    ResponderExcluir

:)